TABAGISMO E GRAVIDEZ: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Tabagismo, Complicações na gravidez, Recém-nascidoResumo
Introdução: O hábito de fumar pode trazer sérios prejuízos à saúde e encontra-se associado ao desenvolvimento de várias doenças. Durante a gestação seus efeitos podem ser maléficos tanto para a mãe quanto para o bebê, dessa forma, a gestação torna-se um momento propício para a interrupção desta dependência. Objetivo: Investigar as evidências disponíveis na literatura acerca do tabagismo na gravidez. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de revisão integrativa da literatura, com busca de informações em fontes secundárias, através de estudos publicados dentro da temática e em bases de dados oficiais, publicados no período de 2011 a 2021. Resultados: Os estudos demostraram que a prática do tabagismo é muito frequente entre gestantes e que pode trazer sérias complicações para mãe e filho destacando-se o baixo peso ao nascer, a prematuridade e as mortes perinatais. Muitas delas desconhecem os malefícios do cigarro e encontram dificuldades para abandonar o hábito de fumar. Evidenciou-se ainda que o tabagismo entre gestantes está associado a baixa escolaridade e que a religião é um fator de proteção para o não consumo do cigarro. Conclusão: Por ser uma prática frequente entre gestantes, é de suma importância que os profisisonais de saúde estejam cada vez mais qualificados para o desenvolvimento de ações que possam ser capazes de influenciar na cessação do tabagismo durante a gestação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.