AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO PRIMEIRO PERÍODO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Resumo
Introdução: O ingresso na graduação é um momento crítico quanto ao comportamento alimentar. Os acadêmicos de medicina, em especial, tendem a desenvolver maus hábitos alimentares e, por consequência, estão expostos ao risco de desenvolvimento de sobrepeso e obesidade durante a graduação. Objetivo: Descrever as práticas alimentares de acadêmicos do primeiro período do curso de medicina da Universidade Federal do Acre. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de coorte com 41 estudantes calouros do ano de 2019, que participaram de uma entrevista, na qual foram coletadas informações relativas à Escala Guia Alimentar. Foram calculadas as frequências do consumo e práticas alimentares dos estudantes, as quais foram analisadas segundo as variáveis de interesse. Resultados e Discussão: Os resultados demonstraram práticas negativas quanto ao planejamento, organização domiciliar e escolha dos alimentos, no entanto, adequadas em relação ao modo de comer. Verificou-se associação estatisticamente significante com o sexo, tipo social de residência, estado de nascimento e de residência antes do curso de medicina, escolaridade do chefe da família e renda. Conclusão: Os achados deste estudo revelaram práticas alimentares inadequadas entre os acadêmicos de medicina do primeiro período da UFAC, predispondo-os ao desenvolvimento de sobrepeso e obesidade ao longo do curso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.