EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ACRE
Palavras-chave:
Epidemia por Novo Coronavírus 2019, Estudantes de Medicina, AulaResumo
O ensino remoto pode ser definido como todo conteúdo produzido, disponibilizado online e ministrado em tempo real pelo professor, em salas de aulas virtuais, sempre seguindo cronogramas adaptáveis do ensino tradicional. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, cujo objetivo é evidenciar a experiência de acadêmicos do curso de medicina de um Centro Universitário do Acre frente as aulas virtuais. Os resultados demostraram que na percepção dos estudantes, a metodologia de ensino remoto, apesar de não ser o método ideal de ensino, tornou-se a alternativa mais viável para a continuidade das aulas durante a pandemia de Covid-19. As principais dificuldades relatadas foram a conexão com a internet, o fato de conciliar as aulas no ambiente familiar e a dificuldade de concentração, uma vez que o ambiente domiciliar apresenta muitas distrações. Foi relatado ainda o cansaço em acompanhar aulas com uso do smartphone, e dificuldades para navegabilidade no ambiente virtual de aprendizagem, o que exigiu deles foco e disciplina, além da necessidade de se resignificarem frente as mudanças. Por fim, evidenciou-se que apesar das dificuldades ocorridas frente a essa modalidade de ensino, o momento foi desafiador, porém enriquecedor para a prática pedagógica, pois além de possibilitar a aprendizagem, foi possível ainda o estabelecimento de vínculos entre os envolvidos no processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.