TRATAMENTO DE FÍSTULA LIQUÓRICA NASAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Fistula Liquórica Nasal, Rinorréia, Tratamento endoscópicoResumo
Introdução: A Fístula Liquórica Nasal (FLN), identificada pela presença de Líquido Cefalorraquidiano (LCR) na cavidade nasal, é uma condição que apresenta significativa morbimortalidade àqueles pacientes acometidos. Objetivo: Analisar as abordagens cirúrgicas utilizadas para o tratamento da Fistula Liquórica nasal identificando o método ideal para o tratamento dessa patologia. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo de revisão sistemática, realizado durante o mês de maio de 2020. Resultados e discussões: A partir da análise dos dados dos artigos, foi perceptível que o tratamento de Fistula Liquórica Nasal, apresentam resultados positivos com relação ao reparo endoscópio, como a correção de Rinorréia no LCR evitando complicações com risco de vida e a possibilidade de identificação do defeito da base do crânio em todos os casos, sem efeitos adversos. Conclusão: Contudo, apesar de ser uma técnica bastante recomendada, são poucos os estudos que definem o real efeito desta abordagem e suas desvantagens, considerando que grande parte dos estudos acompanharam relativamente uma amostra pequena, sugere-se então, estudos futuros aprofundados nesse aspecto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.