FATORES RELACIONADOS AO INSUCESSO CIRÚRGICO NO TRATAMENTO DE PROLAPSO UTERINO
Palavras-chave:
Cirurgia Pélvica, Prolapso Uterino, Saúde da Mulher, TratamentoResumo
Introdução: O Prolapso de Órgão Pélvico (POP) é um problema de saúde pública que afeta mulheres em todo mundo, de várias idades. O prolapso uterino consiste em um dos tipos que o POP se apresenta e em alguns casos somente procedimentos cirúrgicos podem sanar os sintomas que acabam diminuindo a qualidade de vida das mulheres com este problema. Entretanto, estudos recentes têm demonstrado que alguns fatores físicos estão ocasionando o aparecimento do prolapso uterino a longo prazo em mulheres que já passaram por procedimentos cirúrgicos. Objetivo: Identificar os fatores que podem ocasionar o insucesso cirúrgico no tratamento de prolapso uterino. Método: Revisão integrativa da literatura na qual foram utilizados artigos em língua Portuguesa e Inglês, indexados em bancos de dados online como BVS, Scielo, Pubmed. Resultados e Discussão: Os fatores relacionados ao insucesso cirúrgico no tratamento de prolapso uterino foi a qualidade dos músculos e ligamentos pélvicos os quais são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos. Logo, mesmo com o procedimento cirúrgico, se a musculatura não estiver forte suficiente, a longo prazo o prolapso pode reincidir e a pacientes ter de passar por todo processo cirúrgico novamente. Conclusão: Os resultados obtidos através da revisão sistemática da literatura apresentados neste estudo estão de acordo com a maioria dos trabalhos publicados na literatura nacional e internacional, principalmente no que se refere ao êxito do procedimento clínico-cirúrgico e à melhora da qualidade de vida das pacientes. O estudo demonstrou que entender a doença do ponto de vista da paciente é um importante indicador da eficácia do tratamento realizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.