FATORES QUE DETERMINAM O DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA
Palavras-chave:
Doença Inflamatória pélvica, Infecção por Neisseria Gonorrhoeae, Chlamydia trachomatis, Doenças sexualmente transmissíveisResumo
Introdução: A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma síndrome clínica aguda resultante da ascensão de micro-organismos do trato genital inferior. Vários fatores estão relacionados ao seu desenvolvimento. Objetivo: Demonstrar os fatores que determinam o desenvolvimento da Doença Inflamatória Pélvica. Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura, com publicações entre os anos de 2010 a 2020 nas Bases de Dados do Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE) e outros através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Resultados: Os resultados mostram que a faixa etária acometida é de mulheres sexualmente ativas, incidência mais alta entre adolescentes, fatores socioeconômicos, culturais, múltiplos parceiros, manipulação uterina e presença de doenças sexualmente transmissíveis estão associadas à DIP. O tempo entre diagnóstico e tratamento influencia diretamente o prognóstico da paciente, aumentando ou diminuindo o risco de sequelas. Conclusão: São necessárias políticas de saúde vigentes que contribuam para o diagnóstico e tratamento precoces da Doença Inflamatória Pélvica afim de evitar futuras complicações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.