ENFERMAGEM ESCOLAR: UMA ALTERNATIVA VIAVEL?
Palavras-chave:
Serviços de enfermagem escolar, Promoção a saúde escolar, Educação em saúdeResumo
Na sociedade atual, a escola tem um papel primordial na formação do ser humano, frente a todas as áreas do conhecimento. Destaca-se a importância da interação entre equipe da escola com os profissionais de saúde, sendo que a atuação desses últimos, pode contribuir para uma melhor qualidade de vida através das ações de educação em saúde a serem realizadas no ambiente escolar. Objetivo: identificar através da literatura, a viabilidade da implantação de atendimentos de enfermagem no âmbito escolar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de revisão integrativa da literatura, que buscou informações em fontes secundarias, através de artigos publicados dentro da temática em bases de dados oficiais no período de 2010 a 2020. Resultados: Foram identificados 10 estudos que atenderam aos critérios de inclusão instituídos. Esses estudos ressaltaram que a presença do profissional enfermeiro é fundamental no ambiente escolar, pois poderá atuar frente aos processos de promoção e prevenção à saúde, oferecendo suporte aos profissionais da educação frente a demandas de ordem assistencial, além de garantir ações continuadas de educação em saúde na rotina escolar. Considerações Finais: A escola pode representar sim um campo de atuação para o profissional enfermeiro, que poderá contribuir de inúmeras formas, dentro desse contexto, para uma melhor qualidade de vida e saúde dos frequentadores desse espaço.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.