IDENTIFICAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM SUPERFICIES DE BANCADAS LABORATORIAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CACOAL, RONDÔNIA
Palavras-chave:
Microbiologia, Identificação de microrganismos, Instituição de ensinoResumo
Introdução: Os laboratórios multidisciplinares nas universidades brasileiras são ambientes onde geralmente se realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma isolada ou em conjunto. Nesse contexto, pode haver a exposição das pessoas que neles trabalham, estudam e transitam pelos diferentes riscos. Objetivo: Identificar a presença de microrganismos em superfícies de bancadas em um laboratório multidisciplinar de uma Instituição de Ensino Superior. Materiais e Métodos: Foram coletadas amostras em duplicata de 02 bancadas identificadas como bancada A e B, após a rotina de limpeza do laboratório por meio da técnica do swab-teste, colocada em meio Brain Heart Infusion (BHI) e armazenados na estufa bacteriológica a 37ºC por 24 h. Posteriormente, as amostras foram semeadas pela técnica de esgotamento nos meios Ágar Sangue e Ágar MacConkey e incubadas a 37°C por 24 horas por microaerofilia. As bactérias gram-positivas foram submetidas à prova de catalase e coagulase, e as gram-negativas à identificação bioquímica. Resultados e Discussão: Foi possível verificar a presença de Staphylococcus aureus nas duas superfícies de bancadas, sendo que na Bancada A identificou-se também a espécie Pantoea agglomerans, geralmente encontrada em plantas, solo, água e alimentos, enquanto na bancada B detectou-se também a presença de Enterobacter aerogenes, espécie relacionada a grande parte das infecções oportunistas, principalmente em relação a pacientes hospitalizados. A contaminação microbiana das superfícies, onde as mãos dos estudantes de curso da área de saúde tocam, deve ser eliminada por métodos seguros, uma vez que a higienização das mãos pode ser negligenciada para que possa eliminar o ciclo da propagação dos microrganismos. Conclusão: A análise microbiológica das Bancadas presentes nos laboratórios de ensino possibilitou a identificação de microrganismos e a necessidade de demonstrar a futuros profissionais da saúde a importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individuais, bem como melhorias nos protocolos de limpeza instaurados pelas Instituições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DêCiência em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.