IDENTIFICAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM SUPERFICIES DE BANCADAS LABORATORIAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CACOAL, RONDÔNIA
Palavras-chave:
Microbiologia, Identificação de microrganismos, Instituição de ensinoResumo
Introdução: Os laboratórios multidisciplinares nas universidades brasileiras são ambientes onde geralmente se realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma isolada ou em conjunto. Nesse contexto, pode haver a exposição das pessoas que neles trabalham, estudam e transitam pelos diferentes riscos. Objetivo: Identificar a presença de microrganismos em superfícies de bancadas em um laboratório multidisciplinar de uma Instituição de Ensino Superior. Materiais e Métodos: Foram coletadas amostras em duplicata de 02 bancadas identificadas como bancada A e B, após a rotina de limpeza do laboratório por meio da técnica do swab-teste, colocada em meio Brain Heart Infusion (BHI) e armazenados na estufa bacteriológica a 37ºC por 24 h. Posteriormente, as amostras foram semeadas pela técnica de esgotamento nos meios Ágar Sangue e Ágar MacConkey e incubadas a 37°C por 24 horas por microaerofilia. As bactérias gram-positivas foram submetidas à prova de catalase e coagulase, e as gram-negativas à identificação bioquímica. Resultados e Discussão: Foi possível verificar a presença de Staphylococcus aureus nas duas superfícies de bancadas, sendo que na Bancada A identificou-se também a espécie Pantoea agglomerans, geralmente encontrada em plantas, solo, água e alimentos, enquanto na bancada B detectou-se também a presença de Enterobacter aerogenes, espécie relacionada a grande parte das infecções oportunistas, principalmente em relação a pacientes hospitalizados. A contaminação microbiana das superfícies, onde as mãos dos estudantes de curso da área de saúde tocam, deve ser eliminada por métodos seguros, uma vez que a higienização das mãos pode ser negligenciada para que possa eliminar o ciclo da propagação dos microrganismos. Conclusão: A análise microbiológica das Bancadas presentes nos laboratórios de ensino possibilitou a identificação de microrganismos e a necessidade de demonstrar a futuros profissionais da saúde a importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individuais, bem como melhorias nos protocolos de limpeza instaurados pelas Instituições.
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