O PAPEL DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Assistência de enfermagem, Doente terminalResumo
Introdução: Cuidados paliativos são indispensáveis no processo do cuidar, pois objetivam melhorar a qualidade de vida de pacientes terminais. Objetivo: Identificar o papel da equipe de enfermagem ao prestar os cuidados paliativos em pacientes oncológicos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando o banco de dados eletrônico do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Resultados: O enfermeiro está inserido nos cuidados paliativos visando o cuidar, com uma concepção humanística em busca de qualidade no cuidado ao doente e familiar. Ele tem um papel fundamental frente a esses cuidados no que se refere a assistência prestada, o apoio emocional, as habilidades para comunicação entre o indivíduo e família, além de implementar medidas que visam o alivio da dor e sofrimento. Conclusão: O enfermeiro é um profissional indispensável frente aos cuidados paliativos pois não atua somente mediante as necessidades fisiológicas dos pacientes, mas sim como um grande suporte frente aos aspectos psicoemocionais dos mesmos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.