MORBIDADE HOSPITALAR DO SUS EM IDOSOS ENTRE OS MESES DE DEZEMBRO DE 2019 A FEVEREIRO DE 2020
Palavras-chave:
Morbidade hospitalar, Sistema Único de Saúde, IdosoResumo
Introdução: A Morbidade hospitalar do SUS é a distribuição de internações hospitalares no SUS, por grupos de causas selecionadas em determinado local e período. Acompanhando a população idosa, existe também um maior índice de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as quais elevam o número de internações nessa faixa etária a partir de 60 anos de idade. Objetivo: Analisar e descrever as causas de morbidade hospitalar do SUS, em idosos acima de 60 anos nas capitais e Distrito Federal (DF). Métodos: Trata-se de um estudo documental por fontes de dados secundários, disponibilizado na forma online pelo Ministério da Saúde. Foi coletado dados de internações de pessoas com 60 anos ou mais, em todas as capitais e o Distrito Federal do Brasil, entre os meses de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. Resultados: É possível notar o aumento de dezembro a fevereiro em internações por doenças do aparelho circulatório, em dezembro essas internações se referiam a 23,22%, com aumento em janeiro para 34,99% e uma pequena queda em fevereiro para 34,85%. São Paulo segue sendo a capital com mais internações, sem alterações substanciais durante o período. Conclusão: A morbidade hospitalar em idosos mantém-se majoritariamente por doenças do aparelho circulatório, dentre essas a insuficiência cardíaca segue sendo a predominante. Não se observa diferença significativa em relação ao sexo, mas os idosos entre 60 e 69 anos se mostram a maior população entre os internados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação de artigos na revista, não implicará em pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração para os autores.
Quando da submissão do manuscrito, os autores estão cientes que declaram a autorização para publicação, sem direitos autorais nos termos da Lei nº 9.610/98.